sexta-feira, 7 de maio de 2010

O uso das TIC na educação

O uso das TIC na educação
A utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC), no sistema educativo deve visar um horizonte de actuação dos professores que não se limita à simples melhoria da eficácia do ensino tradicional ou à mera utilização tecnológica escolar, através dos meios informáticos. As TIC têm um papel profundo na educação. Elas proporcionam:
. Novos objectivos para a educação que emergem uma sociedade de informação e da necessidade de exercer uma cidadania participativa, critica e interveniente;
.Novas concepções acerca da natureza dos saberes, valorizando o trabalho cooperativo;
. Novas vivências e práticas escolares, através do desenvolvimento de interfaces entre escolas e instituições, tais como bibliotecas, museus, associações de apoio à juventude, entre outros;
. Novas investigações cientificas em desenvolvimento no ensino superior, entre outros.
È indispensável ter presente a utilização das TIC na educação porque estas consistem em escolarizar as actividades que têm lugar na sociedade, procurando adapta--las aos seus objectivos.
As TIC, na educação, permitem uma compreensão profunda do mundo em que vivemos enriquecendo o conhecimento.
O uso das TIC no dia-a-dia
Actualmente, quando queremos falar com alguém, recorremos sempre os meios de comunicação. Entre eles destacam-se o telefone, fax, e-mail, entre outros. Estes meios são mais eficazes e rápidos em comparação com a carta.
O uso das TIC pelos indivíduos e famílias
A maioria das famílias, tem em casa um computador, e a maior parte de indivíduos já trabalho nestes.
Eles são muito úteis no âmbito de pesquisa, trabalhos, lazer e comunicação (Internet).
Internet
A Internet é a tecnologia mais útil e utilizada hoje em dia. As comunicações via Internet, podem transportar trabalhos com informação pessoal a um vasto número de pessoas e a custo reduzido. Podemos afirmar que o uso da Internet contribui para o desenvolvimento da sociedade, da informação, e também melhoria da vida dos cidadãos.
A Internet melhora as comunicações e o acesso à informação. Os participantes desta trocam ideias e informações cooperando entre si. Actualmente este meio de comunicação é utilizado em casa, trabalho, para realizar trabalhos ou simplesmente lazer.
As principais vantagens da Internet são:
. Comunicação entre as pessoas de uma forma rápida e eficaz, via e-mail e chat;
. Novas oportunidades para constituir redes de pessoas e de grupos, que não eram possíveis antes do aparecimento das novas tecnologias;
. Possibilidade de estabelecer laços à escala mundial;
. Melhora a capacidade de gerir a informação
O aparecimento das redes electrónicas não aumenta o isolamento, nem prejudica a sociedade, a cultura e as relações humanas; pelo contrário, constata-se que as TIC são úteis para estimular as cooperações, partilhar conhecimentos e ideias, desenvolver parcerias e enriquecer as actividades.
Em 2003, a Internet era utilizada por quase 2/5 da população portuguesa. A maioria dos utilizadores é do sexo masculino, jovens e quanto menor é o nível de escolaridade, menor é a utilização destas tecnologias. Em relação à condição perante o trabalho, a população empregada é que usufrui mais desta tecnologia em relação à população desempregada, mas é sobretudo a população inactiva (estudantes) que introduz a utilização da Internet nos seus hábitos quotidianos.
A Internet proporciona novos hábitos, práticas de trabalho, estudo, lazer, consumo e procura de informação.
 % Da população portuguesa residente no Continente
Autor: Ana Graça Escola: [Escola não identificada] www.notapositiva.com/

Um comentário: