sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

MEMORIAL DO CURSO ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS

Durante o curso Ensinando e Aprendendo com as TICS tive a oportunidade de aprender muitas coisas para o bom uso das tecnologias na educação. Foi possível perceber que a escola hoje, deve ser repensada, pois o processo de ensino e aprendizagem não pode ficar ultrapassado e ligado somente ao conteúdo ministrado de forma tradicional. Foi melhor esclarecido que na sociedade atual a maioria das pessoas aprendem a se inserir através de informações adquiridas através de outros mecanismos de informações e de aprendizagens como a televisão e a internet. Dessa forma, acredito que a escola deve incluir em seu currículo princípios básicos de organizações de conhecimento e de articulações entre o que se aprende na escola e o que se é desenvolvido na sociedade real, e essa integração se dá com o uso da tecnologia no currículo. Durante o curso foi melhor esclarecido o conceito de Wikipédia que é uma enciclopédia livre que todos podem editar e pesquisar. Com a minha navegação neste Hipertexto chamado Wikipédia foi possível perceber que é uma ferramenta muito útil para a pesquisa escolar dos alunos, pois estes encontram rapidamente o assunto desejado e faz com que o tempo de estudo seja melhor aproveitado.
Foi possível durante o curso elaborar e executar aulas com material digital, foi uma prática inovadora para mim como educadora e para meus alunos como aprendizes daquela prática. Foi possível navegar em vários portais da internet em busca de um vídeo adequado para o conteúdo escolhido, conhecendo assim vários mecanismos de pesquisa e várias opções de escolha. Senti dificuldade para baixar o vídeo escolhido para meu computador, fui em busca de programas que facilitam esse trabalho e consegui adquirir o vídeo desejado. Descobri criando objeto hipermídia é que as tecnologias digitais remetem a várias possibilidades de uso desta como ferramenta prazerosa e estimulante da aprendizagem. Dessa forma foi possível experimentar uma nova forma de adquirir recursos lúdicos de ensino e aprendizagem. Foi visto que é
valioso o uso das tecnologias, e que esta nos dar abertura para criar novas estratégias que viabilize a melhoria da aprendizagem dos alunos com a integração entre tecnologia e currículo. Tive dificuldades de usar alguns dos programas on lines sugeridos para a elaboração de algumas atividades do curso, mas consegui superar essas dificuldades com muita pesquisa on line e pela orientação das tutoras do curso.
O curso contribuiu para algumas mudanças na minha prática pedagógica, no sentido de aguçar cada vez mais a vontade de buscar e usar com mais freqüência novos recursos tecnológicos para a execução das minhas aulas. Como também foi possível perceber um maior interesse dos alunos em aprender com o uso dessas tecnologias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário